quarta-feira, 21 de abril de 2010

Google cria serviço de pesquisa de tweets antigos


O Google criou uma ferramenta que permite que usuários pesquisem o que foi dito no Twitter sobre um tema específico em determinado dia ou período de tempo. Dyland Casey, gerente de produtos de buscas em tempo real do Google, afirmou que tweets antigos fornecem "reflexões preciosas".

Com o advento de blogs, microblogs e redes sociais, há um constante diálogo online sobre notícias de última hora, lugares e pessoas – famosas ou não. Para Greg Sterling, analista da Sterling Market Intelligence, a nova funcionalidade é interessante e útil por permitir que os internautas verifiquem tweets sobre qualquer assunto em um período específico, o que oferece uma análise sob uma perspectiva jornalística e sociológica. "Você pode ver o que foi dito em um único dia sobre, por exemplo, reforma do sistema de saúde nos meses e semanas anteriores à aprovação [da lei americana] ou até mesmo no momento em que ela foi aprovada", exemplifica.

A ferramenta permitirá que seja definido o ano, mês ou dia para a busca. Além disso, será possível ver o volume de atividade no Twitter sobre o tema. O próprio Twitter não possui um serviço deste tipo. A ferramente será disponibilizada em inglês, a princípio para tweets a partir de 11/2/10. No futuro, as buscas irão mais fundo ao passado, desde o lançamento do Twitter, no dia 21/3/06. "Todos nós estamos apenas começando a entender as diversas maneiras como a informação em tempo real e o conteúdo curto online podem ser úteis no futuro", observa Casey. Informações de Jennifer LeClaire [Newsfactor, 14/4/10].

Fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/


>> Um dia desses tive um pequeno contato com o twitter, a princípio achei uma ferramenta um tanto quanto curiosa, não é tão simples assim, mas rapidinho você consegue entender como funciona. A grande sacada são de empresas que fazem milhares de promoções e conseguem conquistar novos cliente todos os dias. Acabei desistindo do Twitter, mas confesso que muitas coisas me chamaram a atenção, como por exemplo agências de empregos que postam de minuto a minuto vagas novas, é bem legal para quem está correndo atrás, tem inúmeras vagas, vale muito a pena, e para esse fim eu recomendo.

>> Falando sobre a nova ferramenta, achei bem legal, hoje em dia as pessoas estão muito ligadas ao twitter, todo mundo tem um e quem não tem está por fora, então, pra quem quer ficar pesquisando o que foi twittado sobre um assunto só, vale a pena, e como sempre, o Google está na frente, na frente até do próprio criador do Twitter.


Giovanna B.