quinta-feira, 9 de setembro de 2010

COMERCIAL DE TV

No comercial de televisão vemos claramente que se trata de uma mensagem plurissígnica, por obter a junção de signos verbais e não-verbais.
O comercial escolhido é da cerveja Itaipava. O comercial utiliza-se de estereótipos o tempo todo, mostrando pessoas jovens na praia, felizes e tomando a cerveja Itaipava.
Além disso, é utilizado um jingle, que utiliza linguagem completamente informal e normalmente tem maior fixação e é mais facilmente lembrado pelo consumidor. Ao final do jingle é utilizada a repetição do slogan “Itaipava é sem comparação”.


PROPAGANDA


Neste anúncio do Ford Fusion são utilizados elementos verbais e não verbais. Portanto, trata-se de um texto plurissígnico. A frase “The city is in your hands.” (A cidade está em suas mãos.) é complementada com a imagem de uma chave com um logotipo da Ford e o recorte da chave imita o formato do skyline de uma cidade. Passando a idéia de que quem tem um Ford Focus tem toda a cidade nas mãos através do carro. É um jogo de palavras usado para dar a sensação de poder que os proprietários do carro teriam (aspecto semântico).

SPOT

O spot para rádio escolhido foi da campanha sobre o “Aleitamento Materno”. Trata-se de uma mensagem não-verbal, pois é constituída por signos auditivos.
A propaganda foi uma campanha da UNICEF, com o intuito de informar as mães sobre os benefícios que o leite materno traz para os bebês recém-nascidos. A propaganda utiliza uma linguagem simples e objetiva, dessa forma sendo compreendida por todos os ouvintes, independentemente de classe social.
Aspecto Fonológico: Na fala da criança no final do áudio “Saúde, educação, igualdade e proteção”. No caso, as palavras ”educação” e “proteção” rimam.