quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Nota/reportagem de rádio
Não há, por enquanto, meios de enriquecer as notícias de rádio com recursos visuais, exceto na internet. Na internet é possível além de ouvir o som original da transmissão, ler a transcrição da notícia. Eventualmente o áudio das notícias é complementado com alguma imagem, foto ou gráfico.
http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2010/08/24/EM-TODO-O-PAIS-HA-MAIS-DE-12-MIL-FOCOS-DE-INCENDIO-DIZ-INPE.htm
Texto Impresso
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/assistente-e-acusada-de-envenenar-atriz-de-novela-mexicana.html
Anúncio
O anúncio da pré-venda do livro Tentada é classificado como Mensagem Plurissígnica pois contém sígnos linguísticos e signos visuais. Creio que parte dos signos linguísticos, atrai o público com palavras que engrandecem o livro e com uma prévia do que está por vir, deixando o público curioso sobre o conteúdo do produto, já a parte dos signos visuais, chama atenção pelas cores usadas no anúncio: todo preto e verde. As cores usadas são as mesmas da capa do livro. Mas para não ficar só no preto e verde, foi utilizado o colorido dos livros anteriores para dar um pouco de cor ao anúncio na minha opinião foi uma estratégia para atrair o público até mais uma compra.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Reportagem de Televisão
Para este trabalho foi utilizada a reportagem feita após o acidente da banda Mamonas Assassinas exibida no Jornal Nacional da Rede Globo. Mostram desde o início até o momento trágico que deu um fim a um grupo de meninos que conseguiram alcançar o sucesso tão rapidamente. Durante a reportagem são colocadas o tempo todo imagens da banda, fotos, trechos de shows e pedaços das músicas onde mostra claramente que é uma mensagem não-verbal constituída por signos visuais, auditivos e gestuais, somente em alguns poucos momentos podemos ver a presença de mensagem verbal em legendas de falas de algumas pessoas, o que nos leva a entender que se trata de um vídeo com mensagem plurissígnica que empregam conjuntamente signos verbais e não-verbais.
COMERCIAL DE TV
terça-feira, 24 de agosto de 2010
SPOT (RÁDIO)
Mensagem não-verbal, pois é constituída por signos auditivos.
O SPOT para rádio escolhido, foi da campanha veiculada em 2009 “Começar de Novo”.
A propaganda em questão, foi desenvolvida pelo Conselho Nacional da Justiça, com o intuito de sensibilizar a população a respeito dos ex-detentos, e a necessidade de recolocação deles no mercado de trabalho e na sociedade, chamando a atenção das empresas para que elas se cadastrem na bolsa de emprego para os ex-detentos.
A propagando utiliza uma linguagem clara e direta, levando o ouvinte a reflexão sobre o assunto, pois como a própria propaganda diz, raramente um ex-detento que arruma um bom emprego volta a criminalidade.
São atitudes como estas que fazem com que a população, possa ao menos tentar entender o assunto e ver que todos nós merecemos uma segunda chance, pois sem novas oportunidades não haverá melhora e consequentemente levará esses ex-detentos novamente ao mundo do crime.