quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Nota/reportagem de rádio

Nesse caso há a predominância de mensagens verbais. Por se tratar de uma informação veículada através do rádio, a nota é lida pelo jornalista e ouvida pelo receptor. Ao fundo é possível ouvir um som de background em volume baixo, que caracteriza uma mensagem não-verbal.
Não há, por enquanto, meios de enriquecer as notícias de rádio com recursos visuais, exceto na internet. Na internet é possível além de ouvir o som original da transmissão, ler a transcrição da notícia. Eventualmente o áudio das notícias é complementado com alguma imagem, foto ou gráfico.

http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/pais/2010/08/24/EM-TODO-O-PAIS-HA-MAIS-DE-12-MIL-FOCOS-DE-INCENDIO-DIZ-INPE.htm

Texto Impresso

Nessa reportagem ficam claros os princípios da mensagem verbal: título, texto e assinatura. Essas características são princípios básicos para um texto impresso (no caso um texto de um site, mas que poderia ser usado como texto impresso), que precisa ter uma mensagem auto-explicativa e sempre buscando a formação de idéias e pensamentos, da parte do leitor. Há também uma imagem que serve como referênca da abordagem do texto, usando a forma não-verbal para transmitir a formação de uma imagem sobre o assunto tratado.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/assistente-e-acusada-de-envenenar-atriz-de-novela-mexicana.html

Anúncio




O anúncio da pré-venda do livro Tentada é classificado como Mensagem Plurissígnica pois contém sígnos linguísticos e signos visuais. Creio que parte dos signos linguísticos, atrai o público com palavras que engrandecem o livro e com uma prévia do que está por vir, deixando o público curioso sobre o conteúdo do produto, já a parte dos signos visuais, chama atenção pelas cores usadas no anúncio: todo preto e verde. As cores usadas são as mesmas da capa do livro. Mas para não ficar só no preto e verde, foi utilizado o colorido dos livros anteriores para dar um pouco de cor ao anúncio na minha opinião foi uma estratégia para atrair o público até mais uma compra.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Reportagem de Televisão



Para este trabalho foi utilizada a reportagem feita após o acidente da banda Mamonas Assassinas exibida no Jornal Nacional da Rede Globo. Mostram desde o início até o momento trágico que deu um fim a um grupo de meninos que conseguiram alcançar o sucesso tão rapidamente. Durante a reportagem são colocadas o tempo todo imagens da banda, fotos, trechos de shows e pedaços das músicas onde mostra claramente que é uma mensagem não-verbal constituída por signos visuais, auditivos e gestuais, somente em alguns poucos momentos podemos ver a presença de mensagem verbal em legendas de falas de algumas pessoas, o que nos leva a entender que se trata de um vídeo com mensagem plurissígnica que empregam conjuntamente signos verbais e não-verbais.

COMERCIAL DE TV

Mensagem plurissignica. No comercial é notável a junção de mensagens verbais e não verbais. A mensagem é passada ao telespetador através de imagens, mas no fim há a escrita informando sobre o que se trata, no caso, a puruficação da bebida.



terça-feira, 24 de agosto de 2010

SPOT (RÁDIO)

Mensagem não-verbal, pois é constituída por signos auditivos.

O SPOT para rádio escolhido, foi da campanha veiculada em 2009 “Começar de Novo”.

A propaganda em questão, foi desenvolvida pelo Conselho Nacional da Justiça, com o intuito de sensibilizar a população a respeito dos ex-detentos, e a necessidade de recolocação deles no mercado de trabalho e na sociedade, chamando a atenção das empresas para que elas se cadastrem na bolsa de emprego para os ex-detentos.

A propagando utiliza uma linguagem clara e direta, levando o ouvinte a reflexão sobre o assunto, pois como a própria propaganda diz, raramente um ex-detento que arruma um bom emprego volta a criminalidade.

São atitudes como estas que fazem com que a população, possa ao menos tentar entender o assunto e ver que todos nós merecemos uma segunda chance, pois sem novas oportunidades não haverá melhora e consequentemente levará esses ex-detentos novamente ao mundo do crime.