terça-feira, 9 de março de 2010

O que são redes sociais?

Redes sociais são interações entre pessoas com interesses em comum, ou que ao menos em algum momento possuem um objetivo em comum.

Por exemplo, pessoas que tem interesse por jogar tênis podem formar um grupo que se reúne semanalmente para jogar e conversar. Por terem um gosto em comum essas pessoas acabam se aproximando e formando uma rede social.

Mas pode ocorrer também que essas pessoas sejam designadas a uma rede social específica, como no caso do ambiente de trabalho, por exemplo. Mesmo que vocês não possuam nada em comum com seus colegas de trabalho (fora o trabalho em si), durante o horário em que vocês estão na empresa, precisam conviver e interagir, então formam uma rede social cujo objetivo é o beneficio da empresa. O mesmo ocorre na faculdade, na escola, em nossas famílias, etc

Essas interações podem ou não ocorrer com o auxílio de ferramentas como o Orkut, Facebook, MSN, Flickr, Twitter, Skoob, entre tantas outras ferramentas existentes na internet.

A função dessas ferramentas é facilitar o encontro de pessoas com interesses em comum e a comunicação entre elas, mas estes sites funcionam apenas como facilitadores. A rede social em si é na realidade formada pelas pessoas que utilizam essas ferramentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário