Ao resolver endereços web em servidor DNS chinês, serviços como Facebook, Twitter e YouTube foram bloqueados nos Estados Unidos e Chile.
Um erro de rede fez computadores do Chile e dos Estados Unidos  ficarem sob controle do "Grande Firewall da China", nome dado aos  controles do governo local para filtrar conteúdo da web, redirecionando  serviços como Twitter, Facebook e  YouTube  para servidores chineses.
Especialistas  de segurança ainda não estão certos de como isso aconteceu. Ao que  parece, pelo menos um provedor de internet começou buscar por  informações de  DNS de alto nível no que é conhecido como servidor DNS  raiz ,baseado na China. O servidor, operado de fora da China por um  provedor sueco, retornou informações de DNS criadas para usuários  chineses, o que levou a ampliação das políticas usadas naquele país para  outras localidades.
O problema foi relatado na quarta-feira (24/3) pelo administrador de DNS da NIC Chile, Mauricio Ereche, que descobriu que um provedor local avisava que tentativas de acesso a sites como Facebook.com, Twitter.com e YouTube.com eram redirecionadas para endereços bloqueados.
Não está claro como o problema se espalhou. Ereche informa que pelo  menos três pontos de acesso no Chile e um na Califórnia estavam  enfrentando a mesma falha e que na quinta-feira (25/3) o problema deixou  de acontecer. “Ao que tudo indica, não estamos mais acessando os  servidore de DNS na China", escreveu ele em um post  de um grupo de discussão.
A falha ocorreu porque, de alguma  forma, pelo menos um provedor de internet direcionou pedidos de DNS para  um servidor chinês, de acordo com especialistas de rede. Isso é algo  que não deve acontecer, pois o tipo de censura adotado na China pode  "vazar" e contaminar outros servidores.
Fonte: IDG Now
Nenhum comentário:
Postar um comentário