quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Impresso

Tribunal da Justiça faz levantamento de desistência nas candidaturas políticas




São pelo menos 22,7 mil candidaturas inscritas e mais ou menos 2,7 mil desistiram



Por Giovanna Bianchini



Dez dias antes do primeiro turno das eleições se somam 2.726 pessoas que foram completamente excluídas do processo eleitoral por estarem inaptas, por falta de documento, falecimento ou pelos critérios estabelecidos pela Lei da Ficha Limpa.

A maioria dos candidatos foram recusados por não obedecer as exigências da legislação eleitoral e cento e vinte foram canceladas pelos próprios partidos políticos.



Dentre os que desistiram está o ex-deputado distrital Junior Brunelli, que tem um caso um pouco bizarro. Brunelli foi flagrado recebendo dinheiro de propina de Durval Barbosa, o esquema ficou conhecido como mensalão do arruda, ele também apareceu em outra gravação conhecida pela “oração da propina”, acabou sendo expulso do partido PSC e renunciou sua candidatura.



A maioria dos candidatos barrados é registrado entre os que queriam se eleger a Deputado,um pouco mais de 10% já estão fora, 501 esperam o voto do eleitor e o direito de tomar posse do cargo caso sejam eleitos.



Para o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto, o número não pode ser considerado grande, pois no Brasil existem uma grande facilidade para se candidatar, é mais acessível e democrático. Barreto também acredita que a atuação do TSE está causando muito transtorno, por mais bem intencionado que seja o TSE, existem uma demora muito grande para julgar todos os casos, e com a atuação da Lei da Ficha Limpa surgem mais instabilidade para o cenário político, ele não questiona a importância da lei, mas disse que aplicada neste momento de eleições fez dar mais trabalho para a justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário